quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Arearea - P. Gauguin - Composição e Cor



- Sobre a obra: É um trabalho decorativo, pintado no Tahiti no final de 1892. Elementos que a partir dessa obra passaram a ser característicos do autor: Ausência de alívio, simplificação de volume e design, e uma intensidade primitiva de cor combinando, para criar uma atmosfera desconhecida. Na época em que fez essa obra, era comum um erotismo natural em suas pinturas, fruto de sua paixão pelas nativas.
- Sobre o autor: Nasceu em Paris, mas lá morou só os sete primeiros anos, quando foi pra Lima, no Peru. Voltou a Paris em 1855, estudou em Orleans. Aos 35 anos, após a quebra da Bolsa de Paris, tomou a decisão mais importante de sua vida: dedicar-se totalmente à pintura. Começou assim uma vida de viagens e boémia, que resultou numa produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Ao contrário de muitos pintores, não se incorporou ao movimento impressionista da época. Sua obra, longe de poder ser enquadrada em algum movimento, foi tão singular como as de Van Gogh ou Paul Cézanne. Apesar disso, teve seguidores e pode ser considerado o fundador do grupo Les Nabis, que, mais do que um conceito artístico, representava uma forma de pensar a pintura como filosofia de vida.

- Cores Predominantes: Vermelhos, amarelos e tons de marrom.

O Vermelho é a cor da paixão, do sentimento. Simboliza o amor, mas também o orgulho, a agressividade, o poder e a violência.  É a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o impulso sexual, mas em excesso desperta a agressividade. Representa também a conquista, o perigo, o sangue, a raiva e a guerra.
O Amarelo representa felicidade, luxo, expressão de pensamentos e parte intelectual da mente. Influencia na capacidade de julgamento da pessoa. Negativamente, o amarelo contribui pro medo.
O Marrom é a cor da terra, e faz associação direta à natureza. Transmite estabilidade, afasta a insegurança, demonstra uma repressão emocional e em alguns casos o medo do mundo exterior. Carência e auto-conhecimento são representados também pelo marrom.

- A campanha publicitária escolhida: Pequenos Preços - McDonalds
Após analisar as cores e a influência delas em nós, consigo entender o porque dessas cores terem sido escolhidas para essa campanha. Por se tratar de McDonalds tem que se estimular o consumo, o luxo, e o vermelho faz isso muito bem. Já a capacidade de escolha é influenciada pelo amarelo, que também transmite uma sensação de felicidade. Já o marrom fica por conta de transmitir uma estabilidade à campanha, com duas cores tão fortes e tão impactantes é necessário ‘baixar os bpm’ do consumidor para que ele se decida.

- Minha foto: Esmaltes vermelhos em fundo marrom
Apesar de o marrom estar mais presente na obra que escolhi, acredito que o vermelho mude todo o rumo da obra. Quando se tem vermelho presente em algum lugar, deve-se tomar cuidado com as considerações iniciais, segundo Leandro Bessa, nosso professor orientador. Por isso, escolhi trabalhar com o vermelho na foto. 

Luana Santos - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário