quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Etapa 1


Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte - 1884 - é uma pintura a óleo do francês Georges-Pierre Seurat, integrante do Movimento Impressionista. Retrata um grupo de excursionistas de domingo, na ilha de grande jatte, de várias classes sócias. A forma com que Seurat pintou, usando a técnica do pontilhismo, causou comoção no público. Foi sua obra que mais se destacou com a utilização dessa técnica, nos anos de 1884-86.

Essa obra foi produzida no período do Impressionismo. Cujo qual, foi um movimento artístico que revolucionou a pintura e que deu inicio às grandes tendências do século XX. Alguns critérios seguidos para se fazer uma imagem desse movimento era registrar as tonalidades dos objetos dependendo da incidência da luz solar; as pinturas não podiam apresentar contornos nítidos; nem sombras coloridas; o contraste de luz era feito de acordo com a lei das cores complementares e a mistura de tintas devia ser feito na paleta do pintor. Ou seja, foi um movimento que rompeu com os princípios acadêmicos da pintura.

Georges Pierre Seurat nasceu numa família burguesa em Paris, e estudou na escola de Belas Artes, para onde entrou em 1878. Dedicou-se à técnica do impressionismo e ao estudo da teoria da cor e da óptica. Seurat contribui para a pintura francesa ao introduzir uma técnica mais sistemática e cientifica, chamada pontilhismo a que ele chamou pintura Óptica. A técnica consiste em separa as cores, de maneira que, em vez de serem misturadas como pigmentos e aplicadas á tela, são, desde que as vejamos à distância certa, misturadas pelo olhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário