quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Análise do trabalho

Cristo em Emaús - Rembrandt



Na obra do pintor holandês Rembrandt (1606-1669), a cena do partir do pão é representada sutilmente. Rembrandt se ocupou no seu trabalho com a experiência psicológica interior mais do que com o evento externo, o qual ele colocou no mundo em que ele vivia, como se dissesse que Emaús ocorre todo o tempo e em todo lugar, inclusive aqui e agora. A divindade de Cristo pode ser percebida pela ''aura'' dourada que o envolve. Essa obra-de-arte se encontra exposta no museu do Louvre, París.


Cor Predominante: Dourado

A cor Dourado, na obra de Rembrandt, está  associada com a sabedoria, com a essência do espírito divino, representa a pureza de cristo, que estaria desaparecendo do nosso plano e transcendendo para um plano divino.




Nesta foto, é possível perceber as linhas retas Horizontais e levemente diagonais, presentes na mesa e nas cadeiras e as linhas curvas presente no teto do local e nas pernas da mesa em que cristo está. A foto transmite essa sensação do poder de iluminação, algo que Jesus também representa, mas de forma que a sua ''Iluminação'' seria relacionado ao ''Esclarecer, tirar do escuro'', representado por sua divindade. 





No contexto publicitário, escolhi a propaganda da marca de Champagne Rich - Prosecco. Nota-se nas curvas da própria modelo (Paris Hilton), o apelo sexual na campanha. Somado à cor dourada, representa a riqueza, representa a riqueza. A semelhança entre a obra de arte e a propaganda está em transparecer esse aspecto divino, mas com intuitos diferentes.


EDIT: Aluno: Satyaki Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário