terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vermelho forte e o gozo visual de Pablo Picasso na tela: O sonho. F







Meu trabalho, como já dito no título, retrata a pintura de Pablo Picasso, famoso pintor do realismo e cubismo. Além das cores contidas na tela (vermelho forte do sofá e o tom pastél basicamente), o artista consegue passar várias sensações com o formato do rosto da dama e ao vermos que a mesma parece se masturbarm, proporcionando-nos um gozo visual junto de um erotismo.

Minha visão crítica (na verdade não embasada artisticamente) me mostra um tom avermelhado que te prende na cadeira onde está sentada a moça (faz com que você aprecie o vermelho sensual), sendo contrastada da cor pastél, que predomina sobre a tela para que nós não tenhamos SOMENTE a sensação de prazer, mas tambem do toque e da leveza de suas mãos nos proporcionando uma dualidade de sentimentos. Nem erótico, nem sensível.







Essa foi a foto que eu tirei, com duas taças de diferentes tamanhos e formas, para formar o maximo possível de linhas, utilizei (mesmo que no cubismo não há noção de profundidade) no fundo um vaso pequeno tambem vermelho e rosas de resina decorativas com bastante linhas. Não utilizei de outras cores pois o branco do fundo já é o suficiente para quebrar o vermelho forte da foto. No vaso ao fundo, se pode observar a curva que o mesmo faz, entre uma taça e outra, sem que seja sobreposto.
Acho que tirei a foto com esses objetos, pois me faz lembrar um jantar romântico-moderno e sensual.







A minha tela no contexto publicitário, foi escolhida a publicidade da cerveja DEVASSA, tambem lembrando um pouco o significado das cores do quadro de Picasso, o autor da campanha (ao meu ver) usou a cantora Sandy como referência (?) de mulher devassa.

Nota que ele utilizou as cores quentes, vermelho, amarelo, uma cor com tons laranja. E para quebrar toda essa sensualidade (ironicamente ou não) ele usou a Sandy como modelo, em sua cor de pele branco pálido contrastando as cores e o ideal do nome (marca) DEVASSA, causando um sentimento de SINESTESIA para quem vê, uma vez que a modelo e cantora Sandy não é vista como personalidade polêmica no meio artistico-musical.



Felipe R. Machado.

Um comentário: