A Lamentação dsobre o Cristo Morto ( Compinato sul Cristo Morto)
Datada 1490-1495
Obra de Sandro Botticeli- estilo Gótico
Vista como uma das composições mais dramáticas do artista. Onde representa/ retrata um turbilhão de desespero.
Maria (mãe) se apoia em João Evangelista, e as outras três marias se mantém apoiando o Cristo Morto; onde uma apoia o rosto de Cristo, parece admirar e sofrer por vê-lo morto, a outra recobre o rosto com os panos, como quem esconde as lágrimas, o desespero, e Maria Madalena, carinhosamente, mantém os pés de Cristo em seu rosto.
Acima da imagem central, se encontra José de Arimatéia, envolvido em véus tranparentes, segurando a coroa de espinhos e os pregos usados na cruxificação. José olha para cima como quem interroga aos céus o drama da morte.
O número de pessoas que formam a imagem dão a sensação de uma forma pirâmidal, ou , aparentemente, uma cruz disforme.
A força dos gestos e poses deixa de lado a forma realista para trazer mais expressividade, enfatizando o usa das cores contrastantes, ousadas, quase exclusivamente primarias. Cores essas que são, primeiramente: laranja, vermelho e cinza, posteriormente se observa as cores azul anil e o branco.
LARANJA: simboliza encorajamento, estimulo, gentileza. Significa movimento e espontaneidade. No caso da obra, o gesto impensado/imprevisível de José, nos trás essa ideia de espontâneo, de movimento.
Vermelho: além da paixão e sentimento, simboliza orgulho, violência, agressividade e poder.
Na obra há quase todos os significados da cor: o vermelho nas marias se refere, aparentemente, ao amor, sentimentos, porém aparece mais forte e em maior quantidade em Madalena que se curva aos pés de Cristo. Mãe Maria já aparece com vermelho com rajados de branco, branco que significa amor divino, mas onde o vermelho sujere violência, dor, sangue.
O CINZA: em excesso transmite falta de vida, mas naturalmente seria sucesso e qualidade.
O AZUL ANIL: devoção, sinceridade, espiritualidade, respeito. Na obra, bem posto na segunda maria, que segura o rosto de Cristo.
Angra Moreira Damasceno Gontijo - PP noturno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário