quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Arte além da interpretação

No filme:How Art Made The World (Como a arte fez o mundo) , percebemos através de uma ampla pesquisa sobre as imagens que , elas determinam a sociedade em que vivemos. E que os "achados" do passado são responsáveis por moldar o futuro. Deste modo , o filme levanta um questionamento filosófico baseado nestes fatos:" Como os humanos fazem a arte e como a arte nos faz humano?"
Com o intuito de responder a este questionamento , o filme retrata o fato de o corpo humano fascinar tanto os artistas , apesar de muitas de suas reproduções não se assemelharem a um corpo real. Como exemplo , tem-se a imagem de Vênus de Willendorf , a primeira imagem de um corpo humano já encontrada. Sendo assim , podemos afirmar que a arte se adequa a cada época e necessidade,nos tornando mais humano que o humano.
Relacionando o filme , com a imagem de René Magritte o caráter subjetivo da arte é revelado. Pois, a obra caracteriza-se como a representação(pintura) de um cachimbo e não, como um cachimbo propriamente dito. Ou seja , esta interpretação nos permite afirmar que a arte depende da interpretação dos fatos e realidade em que foi inserida , contudo ela não é limitada. Podendo,assim, ultrapassar as barreiras impostas pela interpretação e o campo de ideias tradicionais ou alienadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário