domingo, 25 de setembro de 2011

Linhas.Texturas.Luz.

Linhas:
A linha pode adquirir diferentes significados, dependendo da forma que é usada e o que ela pretende transmitir. N obra A Lamentação de Sandro Botticelli, o desenho foi contruido com linhas contínuas e estreitas, dando formas aos corpos e trazendo a expressão desejada. Porém a imagem foi construida com linhas retas, sendo a primeira, que vai da cabeça de José de Arimatéia ao começo do corpo curvado de Jesus, essa linha vertical reta sugere elevação, movimentos ascendentes, atividade A segunda é uma horizontal, que vai do rosto tampado de uma das marias, que está a direita de José, passa pelo rosto de Mãe Maria e termina no rosto da maria que se posiciona a esquerda de José, sendo uma linha reta que sugere equilibrio e que na obra trás a sensação de suporte.
Porém na imagem há também pequenas linhas oblíquas que trás o siguinificado de desequilibrio, e que dão a sensação de perspectiva, o que é uma característica constante de Botticelli.
Juntando as linhas horizontais e verticais retas, temos uma estrutura de apoio que dá a estabilidade, exatamente o que a obra propõe.!

Texturas:
A textura na obra é artifícial, por haver exesso de tecido, há também, porém em menor escala a textura natural vistas nos pilares de pedra ao fundo.
A artificiais são lisas, dão a sensação de movimento e sem muitos pontos a sensação de peso, de expessura.
As naturais são crespas, como rachaduras, ásperas, que nos dá o sentido de coisas fixas, rígidas, estáticas.
Luz:
A luz vem da esquerda pra direita, olhando a obra de frente, e do meio para cima, colocando em evidência o corpo de Cristo e as expressões faciais de todos os rostos da obra.
Parece luz de entardecer por ser meio amarelada, aparentemente, e trazer esse tom meio envelhecido à obra./

Angra M. Damasceno Gontijo
Noturno -PP

Nenhum comentário:

Postar um comentário