quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Campo de Papoulas em Argenteiul


Esta é uma das obras mais impressionistas do autor, devido as suas evidentes caractéristicas do estilo como, a infidelidade das formas e a preocupação em retratar as cores dos objetos em um determinado momento de exposição a luz solar, a ausência de contorno faz com que as formas se percam entre si.
Analisando a obra de Monet onde as cores predominantes são: o verde e o laranja. O Laranja representa o desejo, alegria, prazer, o otimismo, a extroversão e a simpatia. O verde, por sua vez, em suas diferentes tonalidades como na obra apresentada pode significar a vida em geral, a harmonia da vida, a esperança, a vida primitiva, enfim o natural. Relacionando os significados dessas duas cores e a pintura de Monet pode-se dizer que a tela representa o desejo e o prazer da vida primitiva, a harmonia da vida e a relação com o natural.
Visto que a capacidade de utilizar as cores em um processo de comunicação visual garante, subliminarmente, a absorção de idéias referentes ao contexto no qual está inserida. Sabemos que na publicidade ela influencia inconsciente e de forma eficaz na propagação de idéias. 

 
A peça publicitária do AcquaVille Residence tem basicamente o mesmo sentido da tela de Monet, ela busca despertar o desejo, alegria, o prazer com a relação ao natural, a harmonia da natureza, isso fica enfatizado com o texto apresentado ‘A tranqüilidade do campo, o conforto da cidade’.

Foto em monocromia




Os pontos são estáticos e criam centros focais, os pontos são não direcionais e concentram a atenção. O ponto como elemento conceitual indica posição, não possui comprimento nem largura, como elemento visual possui formato, cor, tamanho e textura onde suas características principais são o tamanho e o formato. Como elemento relacional, a sua representação enquanto unidade de forma construirá uma textura.  A tela de Monet por ser uma obra impressionista não é composta por linhas e sim por pontos, dando sentido de uma obra sem dinamismo, algo posicionado.

Decomposição da tela em pontos


Foto que representa a composição

 

Lembrando a falta de contorno do impressionismo e sua preocupaçao com a cor e luz, procurei realizar uma fotografia em baixa velocidade e um pouco desfocada para assemelhar a tais caracteristicas. Os pontos de luz da cidade remetem aos pontos destacados na decomposição da obra mostrado acima.

Textura e luz

O termo ‘textura’ é usado para definir superfícies irregulares e sem uma repetição aparente. Devido a tal aleatoriedade a textura é geralmente vista como orgânica ou natural. O contraste de luz e sombra dá profundidade a composição, a luz evidencia o brilho da obra, e se for uma luz que apresente uma determinada cor pode sugerir um sentido a mais, a sombra pode também influenciar na emoção da obra, por exemplo, pode dar uma visão mais escura dando um aspecto vazio, obscura.

 Essa fotografia apresenta uma iluminação semelhante a da obra de Monet, iluminação do sol no periodo da tarde.
 Essa peça faz uso do contraste de luz e sombra enfatizando o pôr-do-sol.



Por: Itamar Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário