sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Linhas curvas



Escolhi uma peça publicitária do "MC DONALDS" onde se destaca as linhas curvas, no formato do sanduíche anunciado na propaganda. Os cortes dos ingredientes do sanduíche transpassam harmonia entre os alimentos, o tomate fatiado em formato cilíndrico gera uma sensação de bem estar pelo seu formato, e combinado com as cores ele passa o que o anunciante procura: sabor, suculência e desejo de ser comido. As linhas se misturam com as curvas dos alimentos, o verde da alface, o pão em formato redondo, todo esse ingrediente com o formato cilíndrico passa suavidade e desperta o desejo do público de possuí-los.

Elaborei uma foto em detalhe de uma câmera digital NIKON, onde os traços que a compõem são todos curvos, o botão onde se dispara a captura da imagem, a lente e todos os traços que caracteriza a câmera. As linhas curvas passam a confiança dos usuários da câmera de um produto moderno, de uma câmera de credibilidade e alto desempenho, associando até de maneira subliminar as curvas com esses sentimentos.

Imagina-se se a câmera fosse toda quadrada e reta, se passaria a mesma sensação composta pelo formato cilíndrico que a Nikon corresponde.


Linhas curvas transmitem agradável sensação de aconchego, as curvas e formas orgânicas conferem aos espaços beleza e harmonia. Como elas nos remetem às formas da natureza, a atmosfera criada em ambientes onde usamos este recurso é de bem-estar.
as curvas chegam para dar suavidade ao encontro de planos distinto, ao contrario das curvas às linhas retas, trazem volumetria, suavidade e elegância.

Na obra de "Jacob abençoando os filhos de José" as linhas curvas passa está sensação de aconchego, de um lugar calmo e tranquilo, uma harmonia coerente para quem está prestes a morrer e está abençoando alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário