quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Etapa 4: Estudo de textura e luz


Nenhum outro elemento visual é tão capaz de emocionar quanto a textura. Na linguagem cotidiana a utilizamos para descrever objetos, pessoas e situações. Na técnica, textura é o que utilizamos para classificar uma superfície, ou seja, a “embalagem” de uma forma, que utilizamos para distinguí-la de outras. Quando encostamos ou visualizamos um objeto ou superfície sentimos se a sua cobertura é lisa, rugosa, macia, áspera ou ondulada. A textura transmite uma sensação visual ou táctil. Textura é todo relevo feito por determinado material, seja ele produzido pelo homem ou resultado de forças da natureza - massa corrida, areia, troncos de árvores, cimento. Na arte a textura é utilizada de muitas formas, inclusive a ausência de textura é utilizada para impactar, uma vez que assim eliminamos aspectos da realidade. 
A obra que eu escolhi tem uma textura rugosa, remetendo à natureza, simplicidade, ao rústico. As fotos que encontrei que fazem uso das mesmas texturas são:
Fotografia Obra de Arte - Ansel Adams

Campanha publicitária escolhida - Homem e natureza são um só.

A luz é o principal elemento na pintura e na fotografia, ela e sua sombra se encarregam de dar a profundidade  e forma aos objetos. São elas que dão o tom da imagem também, se é algo bom ou ruim, se é de dor, medo, alegria, paz. A luz utilizada por Gauguin é a luz do sol nascente, uma luz difusa vindo da direita que também produz uma sombra difusa, suave e não tão rígida e dura.
Fotografia Obra de Arte - Henrique Pereira
Luz vinda da direita também, reproduz o tom amarelado da obra de Gauguin. tem sombras leves e uma luminosidade suave, bastante difusa.


Minha fotografia - Vale da Lua 09:00AM
Luz da manhã, apesar de ser uma luz suave as sombras já são mais duras, mais rígidas do que as sombras utilizadas por Gauguin na obra.


- Campanha publicitária escolhida - Golden Plus
Com um fundo de praia, a luz solar se faz presente nessa campanha, um pouco mais clara e intensa do que a luz da obra mas ainda assim é uma luz difusa e suave.
Luana Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário