quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Etapa 4





Textura é um aspecto de uma superfície, a forma de algum objeto o que o distingue de outras formas. Quando olhamos ou tocamos um objeto sentimos se ele é áspero, liso, rugoso, macio, duro, áspero ou ondulado. A textura é isso, é a sensação que temosvisual ou táctil do que se passa ao nosso redor.A técnica de Rembrandt se distingue em duas etapas de sua vida, na primeira os detalhes dos desenhos eram feitos com enorme precisão no acabamento de seus traçados.

Já na sua segunda etapa de sua vida ele aplicava uma técnica menos precisa que a primeira, baseado em grandes manchas de tinta espessa. Segundo alguns historiadores o artista chegava a pedir para seu público que não chegasse muito próximo de suas obras, pois o cheiro da tinta a óleo era muito forte e poderia gerar incômodo. O pigmento era aplicado em espátulas em camada grossa, como que rebocados com uma colher de pedreiro, a espessura chegava até 5 milímetros.

Rembrandt utilizava a técnica do claro-escuro em seus quadros, utilizava como recurso compositivo. A luz dourada forte bate nos personagem de maneira direta, centrando a atenção da imagem toda nos personagens e ele utiliza luzes escuras no fundo da imagem para dar o contraste entre os personagens e o fundo. Aplicada às diferenças de claridade, as imagens se agitavam no quadro criando sensação de movimento em direção ao observador. Escolhi essa peça publicitária onde se destaca o contraste entre o claro e o escuro, criando uma dramaticidade necessária para impactar o público. Esse contraste entre os tons claros e escuros provocam esta sensação de drama, o escuro absorve toda a luz destacando a mensagem central que é da dramática criança sendo calada, assim atingindo seu objetivo que é sensibilizar seu público.


Selecionei essa fotografia feita por Phelipe Rodrigues, ele utiliza a mesma iluminação que

Rembrandt utilizou na minha obra tema. Fundos escuros e luzes criando contrastes e

destacando algumas partes da imagem.





















Na minha imagem combinei uma iluminação que refletisse tons mas brilhantes com os mais escuros em certas partes da imagem para criar um clima dramático e alto contraste assim como Rembrandt executava em suas pinturas.


Um comentário:

  1. Bom dia

    Um Salmo, sem motivo especifico por ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia, simplesmente pela leitura das Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso SER.

    SALMO 3
    1 SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
    2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
    3 Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
    4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
    5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.
    6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
    7 Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
    8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)


    Abraços
    Jesus Cristo te Ama!.

    ResponderExcluir