quinta-feira, 8 de setembro de 2011

  •  Menino com Cachimbo (Pablo Picasso, 1905) 
"Menino com Cachimbo" é a terceira obra mais cara do mundo, vendida por 104 milhões de dolares à um comprador anônimo. Interessante que tentei optar pela obra de um artista que ainda não conhecesse, e acabei ficando com este quadro de Picasso, pintado pelo artista aos 24 anos, corresponde a uma fase que antecede o cubismo, conhecida como Fase Rosa. As vezes acabamos limitar o pintor a uma única fase ou um periodo, o que acaba limitando nossa percepção também - como foi o meu caso - por isto é bom estar atento..

A roupa que o Menino veste é azul, o que além de seriedade e certa melancolia, também é simbolo de nobresa e feminilidade. O azul por sí já é uma cor sobrea e calmante, o que seviu p/ enfatizar a expressão tácita do garoto. Trata-se de um retrato de Fernade Olivier, a quem suspeita-se ter sido um dos primeiros amantes do artista. O cachimbo que o modelo segura faz referência direta ao uso de entorpecentes. O fundo num vermelho amarronzado é ideal p/ equilibrar visualmente a tela, e as flores ao fundo (do que suspeita-se ser uma cortina) e  na cabeça do menino, acentual a feminilidade e da delicadeza da imagem. O vermelho tem a intensão de trazer vivacidade a tela.


O azul é tido como uma cor acalmante e passiva, por isso é menos utilizada em publicidades cuja a intensão é estimular o consumismo imediato. O azul nos transmite a ideia de algo misterioso e distante, além de intenso e profundo, simbolizado pelo céu e pelo mar, também podemos associa-lo a ideia de clareza e eternidade.

Janaína Viana


Segunda Tentativa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário