sexta-feira, 23 de setembro de 2011

A primavera - Sandro Botticelli

                                            
                                                     A primavera de Sandro Botticelli.

Entre 1400 e 1425, na cidade de Florença, a tendência naturalista gestada no período da arte Gótica alavancou a formação de um novo estilo, o renascentista. Botticelli pertenceu a uma segunda geração do renascimento florentino, viveu um período de forte efervescência do Renascimento italiano.
Apesar de Botticelli ser considerado um dos maiores mestres renascentistas, ele não se entregou ao extremo do racionalismo que marcou boa parte da arte desse período.
Muitas vezes sacrificou a perspectiva do espaço representado e o desenho "correto" do corpo humano para alcançar uma beleza ideal. Como resultado, suas obras exalam sensualidade. Um exemplo é A primavera, na qual o uso ponderado da harmonia cromática, a predominância de tons pastéis e a recorrência de linhas sinuosas conferem um ar etéreo e sensível à obra.

As técnicas utilizadas, aprimoradas no período em que viveu, contribuíam para a leveza de suas obras: a pintura mural a fresco e a então inovadora técnica do óleo sobre tela.
A cor azul ao fundo nós da um ar de perspectiva. Define-se a perspectiva como a projeção em uma superfície bidimensional de uma determinada cena tridimensional. Foi durante o período do Renascimento que a perspectiva foi profundamente estudada e desenvolvida, abrindo o caminho para o seu estudo matemático através da Geometria projetiva, que posteriormente a sistematizou.
A cor predominante da obra é o azul. O azul é uma cor fresca, tranqüilizante, que se associa com a parte mais intelectual da mente. Sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas.

 PEÇA PUBLICITÁRIA:
                            

                      
Pepsi neste clima de Copa do Mundo criou um jogo  super divertido e revolucionário chamado de Football hero. O Football hero é um jogo de etapas, no inicio você é um amador e fará treinos básicos, a cada objetivo alcançado você desbloqueia outros níveis, podendo chegar a ser um profissional. Eu escolhi esse anúncio publicitário pois as cores se assemelham muito com as da obra. O azul, o preto e o branco do anúncio nós dá a mesma sensação da obra. O azul transmite profundidade,serenidade e perspectiva. O preto associa-se ao mistério.
As roupas brancas têm sido associadas à limpeza, à pureza e a inocência.


FOTO MONOCROMÁTICA FEITA POR MIM:


Eu compus essa foto usando objetos azuis, cor usada tanto na obra quanto no anúncio publicitário. Essa foto nos transmite tranquilidade. O modo como foi fotografada nós deixa misteriosos e da um ar de perspectiva. Tudo feito intencionalmente para ficar parecido com a obra e o anúncio.

Beijos,
GABRIELA FLEURY - PP NOTURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário