Os Traços de Toulouse-Lautrec
A genialidade no traço é a principal manifestação artística de Toulouse-Lautrec. Apresenta obras com certas proximidades com a caricatura e retrato, apresentando também uma linha pura e a fugacidade. Tinha preferência pela luz artificial, mais fria e imóvel dos ambientes fechados, por ser mais reveladora. Passa dos esboços à pintura, tendo o cuidado de preservar a espontaneidade da ideia.
Usavam a peinture à l’essence¹ tinta dissolvida em aguarrás, para poder desenhar com o pincel. Usava também a arte da gravação com a técnica de crachis, ou seja, consegue o efeito pontilhado, espirrando tinta na pedra litográfica, com escova de dente.
Conclusão
O estilo ousado de Toulouse-Lautrec, com linhas livres e onduladas, mostrando as proporções anatômicas e as ideias de perspectiva formando a harmonia com a expressividade da Obra. Ousando também nas cores intensas, como na obra – A Lavadeira – evidenciando o branco e o vermelho barro, fazendo assim combinações rítmicas, expressando realismo e movimento na pintura.
Font.: Fotografia http://blogdofavre.ig.com.br
A peça Publicitária escolhida foi para comparar as linhas / traços usados. Como na pintura de Lautrec – A Lavadeira – ele define bem as formas anatômicas e a expressão na mesma. Na peça acima tem as mesmas definições como, a expressão de movimento e evidenciando bem as suas formas anatômicas.
¹- Peinture essência, um l’, ou pintura com solvente, que foi aparentemente inventado por Degas. Trata-se de "lubrificação de" a sua pintura de óleo, deixando-a sentarem-se em toalhas de papel ou papel absorvente outros por várias horas. A tinta seca rapidamente, o solvente evapora o que faz a mistura difícil. O resultado tem um aspecto fosco como pastel ou guache.
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