A imagem que escolhi para o estudo proposto da matéria de Arte e Publicidade foi A Sagrada Família, de Michelangelo, chamada originalmente de Tondo Doni. Feita por encomenda de um amigo do artista que se chamava Ângelo Doni (origem do título da obra). É uma obra renascentista feita em 1504, composta por cores vivas e alegres. É evidente a atenção que foi dada à exposição da luz e principalmente à perfeição dos traços, características que são mostradas em todas as obras do artista, Michelangelo era perfeccionista em relação às formas tanto em suas pinturas, como em suas esculturas. Dizia ele que uma pintura só é boa com um pouco de escultura e uma escultura só é boa com um pouco de pintura. A tela pertenceu ao famoso acervo dos Medici e hoje esta localizada na Galleria degli Uffizi.
As cores presentes na obra dão maior sentido a quem vê. São cores vivas (como dito anteriormente) e garantem a harmonia entre os traços do artista. É possível enxergar as cores Verde, Azul, Amarelo Dourado, Rosa Pêssego e Bege. Ao meu ver, as cores mais importantes com relação ao sentido da tela são, o Azul, o Amarelo e o Verde, coincidentemente as cores da bandeira do Brasil, mas não o mesmos tons.
Azul: Encontrado no céu e na vestimenta de Maria, tem ligação ao equilíbrio e à harmonia. Retrata a paz de espírito e a inocência da família, fé, sinceridade e confiança.
Amarelo: Elemento vibrante que remete à alegria. O tom especifico utilizado na tela simboliza prosperidade e opulência. A cor pode ser encontrada nas vestes de José.
Verde: Assim como o azul, a cor traz harmonia e equilíbrio à composição. Representa as boas energias da natureza, trazendo esperança e perseverança. A cor aparece em uma manta entre os três personagens principais e, principalmente, na grama.
Uma curiosidade sobre a execução da obra é que Michelangelo utilizou de uma técnica chamada tempera, feita com gema de ovo e aglutinante. O efeito que a técnica causa é que os três personagens principais parecem se sobressair em relação aos outros personagens ali expostos.
A respeito da foto monocromática, escolhi o amarelo. Apesar da grotesca edição para poder destacar os amarelos, a foto retrata alguns dos itens que podem ser usados em um café da manhã. Particularmente, sempre vi o café da manhã como algo amarelo na minha vida, talvez não pelos detalhes em amarelo das comidas com queijo ou pelas embalagens de outros alimentos, mas sim pelo sol da manhã amarelado que sempre entrava pela sacada atrás da mesa. Segue abaixo a foto Amarelo Matinal.
Na última parte deste post, será exibida uma publicidade que tenha uma cor em comum com a obra de Michelangelo, com o mesmo sentido. Resolvi, então, escolher uma campanha com uma cor diferente das que eu levei como principal, podendo assim discorrer sobre mais elementos da tela. A propaganda nos mostra artigos femininos, direcionados, principalmente, às mães. Seu tom de cor principal é o Rosa Pêssego, cor encontrada nas vestes de Maria, em Tondo Doni.
Rosa: A cor rosa é um vermelho suavizado com branco, ou seja, deixa de ser uma cor tão sensual para simbolizar a pura beleza feminina, a afeição, companheirismo e principalmente a compaixão.
O significado da cor traduz exatamente o que a mãe de Jesus sentiria por ele ou o que uma mãe sentiria por um filho em outras situações que não a sagrada família também.
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