As linhas utilizadas por Boccioni são curvas, esse tipo de linha é a mais livre e dinâmica de todas, podendo sugerir desde um movimento perfeitamente definido até um movimento caótico, sem regras.
No futurismo, principalmente na obra de Boccioni, vemos que os artistas buscaram romper com o óbvio, o real, o reto, para buscar a sensação real do mundo.
"Seguimos o nosso caminho destruindo diariamente, em nós mesmos e em nossos quadros, as formas realistas e os detalhes óbvios que nos serviram para construir uma ponte de compreensão entre nós e o público. Para que a multidão possa desfrutar o nosso maravilhoso mundo espiritual, do qual é ignorante, damos-lhe a sensação material desse mundo."
Trecho do manifesto Os Expositores ao Público, de 1912, assinado por Umberto Boccioni, Carlo Carrà, Luigi Russolo, Giacomo Balla e Gino Severini.
(Estados de ânimo II – Os adeuses, Umberto Boccioni.)
Na Publicidade, um exemplo de anúncio que utiliza linhas curvas é este da Lacoste, em que o texto "un peu d'air sur terre", que na tradução seria "um pouco de ar na terra", reforça a idéia de movimento das curvas, do ar, deixando o anúncio bastante dinâmico, assim como na obra futurista Os adeuses, que buscava no dinamismo e na velocidade a ruptura com o realismo e com o óbvio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário