quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Luz, textura, linhas, cores.


Imagem com objetos com a cor predominante na tela O Circo, de Seurat:


Anúncio com cor predominante:


Linhas curvas, trabalho de sombra e luz destacando o tórax do homem presente na imagem, com o “Itaú” no peito, ou seja, o destaque da foto é esse.




Análise das cores

As cores quentes são predominantes na tela. O laranja e amarelo são as cores dominantes em “O Circo”. O laranja pode ser representado materialmente pelo fogo, pela luz, etc. Essa cor significa movimento e espontaneidade, encorajamento, otimismo, o que está representado na tela pelas acrobacias do circo. O laranja é ideal para salas de estudo/reunião e outros locais onde as pessoas se encontram para conversar ou descontrair, no caso, o circo. O alaranjado transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo, representado pelo interesse dos espectadores no espetáculo. Já o amarelo expressa leveza, descontração, otimismo, o que aparece no salto da bailarina, que está leve e apresenta agilidade com o movimento. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria, coisas que são procuradas e encontradas no circo.

Análise das linhas

A imagem possui linhas curvas nos corpos, na arena e na idéia de movimento. A maioria é curta, aberta e estreita. Já na arquibancada há o predomínio de linhas horizontais, longas, retas e largas.

Análise da textura, sombra e luz

O observador tem a impressão de que os artistas estão em um plano diferente da arena do circo, isto é, que as pessoas que se apresentam no circo estão no primeiro plano, dando a impressão de que estão mais perto do observador. Para isso, a textura da tela não precisa ser em alto relevo, basta “brincar” com as sombras e luzes. A parte inferior da tela possui tons mais escuros, dando a idéia de que os centros das atenções naquele momento são a bailarina e o trapezista que está fazendo uma acrobacia logo atrás do cavalo, já que esses estão mais iluminados.


Nayara Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário