quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ESTUDO DE FORMAS CORES E TEXTURA



Andre Derain (1880 a 1954) Pintor Fauvista Pós Impressionista, desenvolveu sua técnica junto com Henri Matisse 


 Claro que a arte europeia mudou muito com o passar dos anos, como se pode observar pela obra de Andre Derain acima. Mas eu quero pegar como exemplo a arte europeia renascentista do início do século XVI. O que perdurou na época do Renascimento foi o conceito da razão, ou seja, do homem como o centro do universo. Não era à toa que as cores das obras de arte fossem sóbrias, e análogas, já que a própria arte renascentista segue os preceitos de uma arte naturalista (partindo do princípio de que não vemos a "realidade" sob cores chocantes e complementares), com estudos de proporções e perspectiva. Claro que isso mudou mais adiante com o Impressionismo, que só viria a sugir no século XIX.
Diferentemente da arte africana, onde predomina o Geometrismo e a presença de cores complementares, que inclusive influenciaram as obras de Pablo Picasso. 



As formas Curvas expressam graça, movimento e direção. Demostram o período Pós Impressionista que marcou essa característica de movimento nas obras de arte como a cor o movimento e a bidimensionalidade.
As cores que predominam na obra são vermelho, que simboliza a vitalidade, poder, sexualidade, vigor, e positivismo. O laranja: alegria, agitação e vivacidade. O azul claro: Frescor e leveza. E o verde claro: calma e esperança
A textura na tela apresenta uma característica com relevo, áspera e dimensional, ela organiza o espaço e da maior dimensão a obra


Por Nilva Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário