domingo, 2 de outubro de 2011

Estudos de composição e linhas



As linhas da tela “A Leiteira” são paralelas e curvas. O desenho da camponesa é todo feito com linhas curvas, o seu rosto, vestido, o jarro, a cesta de pães e os próprios pães. Já as linhas paralelas se encontram na parede, na janela, na mesa, em um cesto preso na parede e em uma caixinha que está no chão.

As linhas curvas dominam o território dos sentimentos, suavidade e da flexibilidade, por isso, ela é usada para desenhos femininos, é característica do período artístico Barroco, do qual está obra faz parte. Linhas paralelas são usadas para dirigir a atenção em uma direção concreta, fazendo com que o espectador olhe para lugar adequado.

A peça publicitária escolhida para a relação de linhas foi a do Smirnoff. Onde trás uma mulher realizando trabalhos domésticos, a mulher é composta por linhas curvas o fundo onde a mulher está é uma cozinha com linhas paralelas. Além das linhas, a peça publicitária se relaciona com a obra de Vermeer na questão do tema, que é trabalhos domésticos.



A foto relacionada com a linhas foi feita no centro de Aparecida de Goiânia, retrata a igrejinha, símbolo da cidade, a igreja possui linhas paralelas, assim como a cruz que também compõe a foto. Na frente da igreja tem uma estátua de um casal de velhinhos fundadores da cidade, eles fazem parte da foto e possuem as mesmas linhas curvas da obra, além destas linhas curvas temos ainda curvas presentes em um vaso próximo a cruz, e nas árvores que fazem parte da imagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário